7 de outubro de 2019

[DIY] Minha primeira Pintura em Tela com Acrílica!


みなさん、こんにちは!
Mina-san, konnichiwa!

Olá pessoal! Eu disse que voltaria rápido haha Vocês estão bem? Espero que sim! O post de hoje é super especial! Hoje vou me aventurar na pintura em tela e trouxe um passo a passo pra quem quiser fazer comigo! Vamos lá?


Como eu disse no post anterior, atualmente eu venho aprendendo muito sobre Design, pintura e criatividade e gostaria muito de trazer esses conteúdos mais diferenciados para o Nebulosa. Se vocês gostarem, por favor, comentem depois de lerem a postagem! 

Hoje trouxe pra vocês todo o processo de desenvolvimento da minha primeira pintura, feita  com tinta acrílica. Mas antes de começarmos, segue algumas coisas importantes: 

  • O desenho feito na tela, a arte final, foi criada pela ilustradora Monica Garwood, eu apenas retirei do Pinterest e busquei fazer uma releitura, por isso alguns aspectos estão diferentes. 
  • Não sou profissional então pode ser que o método que utilizei não seja o melhor para aproveitar os materiais. 


Primeira Parte: Do caderno para Tela

Quando vocês decidirem a arte que irão colocar na tela é super importante dar uma treinada antes de passar pro quadro, até pra não desgastar o material depois, ok? 


Como puderem ver, eu já tinha feito a ilustração no caderno e depois procurei passar para minha tela tentando manter as proporções do desenho. Para esta etapa, eu utilizei os seguintes materiais: 
  • Tela de Pintura 30x40cm; Paguei em torno de 14 reais na Kalunga. 
  • Para treinar o desenho você pode utilizar uma folha a sua preferencia. Eu usei meu caderno sem pauta (tam A4), comprado na Daiso Japan. Foi R$ 7,99 . 
  • Lápis HB Faber Castell. Na Americanas custa 2,00 reais. Lembrando que você pode utilizar lápis de desenho também, mas tenha o cuidado de usar o lápis bem de leve na tela. 
  • Borracha Limpa Tipos da marca Lyra. Essa borracha agride bem menos a tela pelo que notei. Comprei na Casa do Artista e custou em torno de 8 reais. 
  • Régua simples de 30 cm. (Dependendo do tamanho da sua tela você pode usar maior). 
Feito isso, já podemos passar para próxima etapa, que é a tintura! 

Segunda Parte: Hora de Pintar

A primeira coisa que precisamos ter em mente nesta etapa é já ter uma ideia de como ficará seu quadro pronto, então é importante você começar a decidir antes de pintar onde vai ficar cada cor, se você vai seguir as cores da ilustração original ou fazer uma releitura e etc. No meu caso eu segui as cores padrão da original, exceto no fundo do quadro onde eu queria fazer um efeito de universo e nebulosas 💜 para isso vi algumas aulinhas no Youtube para tentar conseguir o efeito que eu queria. 

Dito isso, vamos aos materiais? 

Como eu disse, o quadro será feita todo em tinta acrílica (exceto por um pequeno detalhe feito de guache) que eu escolhi por ser super brilhante, ter uma secagem rápida e ser mais em conta na hora de comprar. 

Para criar o "efeito de galáxia" eu utilizei as cores abaixo: 
  • Tinta acrílica para tecido (sim, elas são boas para tela). Cor: Rosa. Custa R$ 3,50.
  • Tinta acrílica brilhante. Cor: Magenta. Custou R$ 6,50. 
  • Tinta Acrílica brilhante. Cor: Ultramar Claro. Faz parte de um kit de tinta acrílica brilhante que comprei na Kalunga. Esse Kit custou R$ 35,00, mas é possível encontrar vendas avulsas. Na Quadros Design a tinta acrílica brilhante 20ml custa em torno de R$ 5,00.
  • Tintas Guache. Cor: Branca
  • Pedaço de esponja simples. 
Para colorir a personagem utilizei: 
  • Tinta acrílica brilhante. Cor: Amarelo Ocre. Assim como o Ultramar faz parte do Kit, mas encontra-se avulso. 
  • Tinta acrílica para tecido. Cor: Amarelo pele. Custou R$ 3,50. 
  • Tinta acrílica brilhante. Cor: Branco de Titânio. Avulso: em torno de 5,00 reais. 
  • Tinta acrílica brilhante. Cor: Preto. R$ 5,00 aproximadamente. 
  • Tinta para tecido. Cor. Rosa Escuro. Custou aproximadamente R$ 6,00. 
  • Tinta acrílica para tecido. Cor: Rosa. Custa R$ 3,50.
  • Pincel chato N 12. Custou R$ 3,00. 
Para detalhes de acabamento e moldura: 
  • Tinta acrílica para tecido. Cor: Lilás. Custou aproximadamente R$ 6,00.
  • Caneta posca branca 0.7mm. Na Kalunga está em torno de R$ 23,00. 
  • Pincel chato N2. Custou R$ 1,99. 
  • Pincel N 18. Custou R$ 5,00. 
*******

Começando...

Bom, a primeira coisa que eu tinha em mente era começar meu fundo, que seria o universo. Para este efeito, utilizei a esponjinha de lavar a louça e comecei dando leves batidinhas na tela em volta da personagem com a cor Rosa. Logo depois, em volta deste rosa, fazemos o mesmo processo, mas com a cor Magenta



OBS: Você pode ir preenchendo a sua escolha. Se você quiser somente um universo azul com estrelas, sem esse efeito de nebulosa é só pular essa parte do rosa e magenta. 

Não tá ficando tão bonito e com cara de universo, mas acreditem o resultado é fenomenal! Eu estava super nervosa porque não testei antes, então já fica a dica, testem! 

Depois preencher a área com o magenta, utilize o Ultramar Claro (ou outro azul de sua preferencia, mas que seja escuro) para repetir o processo. Esse azul vai em torno de todo o rosa e o magenta. Você pode até sobrepor de leve o azul sobre esses dois para deixar o efeito melhor. 

Ao finalizar o preenchimento da tela lembrando que você pode usar um pincel fino para ajustar os espaços pequenos (eu usei o Nº2), basta mergulhar de leve um pincel com ponta mais rígida (Usei o pincel chato Nº 12) na tinta branca e passar os dedos na ponta do pincel, fazendo a tinta pingar em vários pontos do quadro. (Não esqueçam de proteger algum lugar que não deve ter as estrelas! No meu caso, foi a personagem). 

Ao terminar, o efeito será mais ou menos este: 



Lindo né?! Agora vamos colorir a personagem! 

Lá em cima eu já coloquei os materiais que utilizei nesta etapa, então pra começar eu pintei o vestido de Amarelo Ocre, que era o tom mais próximo da figura original. 

Para o cabelo eu fiz uma mistura de Rosa, Rosa Escuro e branco de titânio. Coloquei um pouquinho só de cada uma (praticamente uma gota), visto que o espaço do cabelo não exigia muita tinta. Tentei buscar um rosa mais pastel, mas não sei se consegui haha

Para pele eu fiquei com medo de já ir utilizando o Amarelo Pele e ele ter um tom puxado pro laranja, então dei uma misturada com o branco de titânio e consegui um tom super clarinho, bem parecido com o da ilustração. 

Na tiara eu usei apenas tinta preta e o pincel mais fino que encontrei aqui, o Nº 8, mas mesmo assim borrou. Dei uma pesquisada e vi que este pincel é mais apropriado para aquarela, então como é um detalhe muito pequeno sugiro utilizar algo mais firme e com ponta bem fina, como a caneta posca preta ou canetinha mesmo. 

Claro que também fiz minha moldura. Neste caso, utilizei um tom lilás, e fugi um pouco do original. 


Já ta com a carinha praticamente pronta! Mas vocês perceberam que eu perdi os traços das janelas que estavam no rascunho? Então, eu anotei as medidas certinho em um papel pra não ficar tão perdida, mas vocês podem só fazer a janela normalmente com a régua. 

Eu utilizei a caneta Posca que é de uso profissional e por isso é bem cara pra uma caneta. Mas você pode usar uma caneta branca (que seja bem visível na superfície colorida) a sua escolha. 



Terceira Parte: Apreciação!

Conseguimos! O quadro está praticamente finalizado! Se você notar nas imagens acima, vai ver que alguns ponto bem pequenos em torno da personagem ainda estão brancos e como eu não tenho segurança pra usar um pincel super fininho e terminar e fiz com lápis de cor azul escuro da Faber Castell mesmo alguns ajuste em torno da personagem. 

Além disso, eu passei tinta lilás de novo na moldura. Detalhe: Espere a primeira mão secar direitinho. 

E pronto! Temos a nossa pintura! 

Agora finalmente, a comparação da original e da minha releitura: 



Eu espero que tenham gostado! Se tiverem alguma dúvida podem comentar que eu respondo! 

Beijos pessoal! Até a próxima! 

0 Comments:

Postar um comentário