12 de maio de 2017

[Resenha] O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle


Olá pessoas! Hoje estou trazendo a resenha desse livro incrível que para muitos é desconhecido, mas que certamente vocês já ouviram falar da adaptação cinematográfica! Aproveitei a imperdível promoção da Amazon, que colocou disponibilizou o livro gratuitamente e li em e-book. Veja um pouquinho do que essa leitura foi pra mim e acrescente-o na sua listinha!

Sinopse

Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.

ISBN-13: 9788576572138

ISBN-10: 8576572133
Ano: 2015  (nova edição)

Páginas: 216

Editora: Editora Aleph

Autor: Pierre Boulle
Adicione á sua listinha! Skoob do livro

Classificação:    



A resenha de hoje é a do livro O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, cuja nova edição foi lançada pela Editora Aleph, que aliás fez um ótimo trabalho com a diagramação do livro. 

O Planeta dos Macacos conta a história de Ulysse Mérou um jornalista que aceita a proposta do renomado cientista e professor Antelle para viajar à um outro lugar do cosmo, em busca de um planeta novo e diferente do nosso. Dotado de um grande espírito aventureiro e uma curiosidade marcante, o homem aceita o convite e parte junto com seus companheiros de viagem para uma jornada mais perigosa e surpreendente do que imaginavam.

No início achei que esta leitura seria pesada, por se tratar de um livro mais antigo, contudo, fui surpreendida pela narrativa fluida e envolvente de Pierre. O livro apresenta muitos detalhes científicos em meio a narrativa, principalmente no início, durante o começo da viagem pelo cosmos. Confesso que eu gostei muito! 

Depois de anos viajando, os terráqueos aventureiros se deparam com a gigantesca estrela Betelgeuse e seu sistema planetário. Imediatamente, decidem visitar o misterioso planeta Soror, que é curiosamente parecido com a Terra. Após a aterrissagem no planeta desconhecido, eles percebem que as semelhanças estão muito além daquelas vistas do espaço. Soror possui uma atmosfera aparentemente igual a da Terra, e o ambiente não parece hostil. 

Contudo, a maior surpresa, vem depois. O Planeta é habitado. Os viajantes se deparam com seres aparentemente humanos, mas que sao desprovidos de razão. Nesse mundo, os humanos não evoluíram e são criatura quase irracionais. 

"Durante a viagem, em nossas conversas a respeito de eventuais contatos com seres vivos, evocávamos criaturas disformes, monstruosas, com um aspecto físicos muito diferente do nosso, mas sempre supúnhamos tacitamente a presença do espírito. No planeta Soror, a realidade parecia completamente ao avesso: estávamos às voltas com habitantes semelhantes a nós do ponto de vista físico, mas que pareciam completamente destituídos de razão. Era de fato esta a significação do olhar que me perturbara em Nova e que encontrei em todos os outros: a falta de reflexão consciente, a ausência de alma."                                                                                                                                            Capitulo 6.

Esse planeta envolto de mistérios seduz o leitor desde o início da história, principalmente depois da aparição desses "humanos selvagens". Eu não conhecia nada do enredo do livro, e acredito que muitos só conheçam a produção de Hollywood que teve sua estreia na década de 60, mas que permanece como um dos finais mais surpreendentes do cinema. Com o livro não é diferente! Uma pena que o filme tenha ofuscado o livro. Hoje poucas pessoas já leram ou conhecem a obra, mas muitas assistiram ao longa. Mas voltando ao enredo, as surpresas e reviravoltas só vão se tornando mais envolventes conforme a narrativa avança. 

Completamente surpresos com a descoberta dessa nova raça humana, os viajantes percebem que eles abominam qualquer tipo de comportamento civilizado, como usar roupas ou até mesmo falar. A resposta para esse enigma se mostra ainda no início do livro. A este dominante do planeta Soror se revela e Ulysse quase não acredita ao descobrir que eram macacos os donos daquele mundo e que o ser humano é só mais um animal qualquer. Uma espécie estupidamente inferior aos símios.

"...a estupefação sufocou qualquer outro sentimento quando vi aquela criatura emboscada , espreitando a passagem da caça. Pois a criatura era um macaco, um gorila imenso. Em vão repeti para mim mesmo que estava enlouquecendo, afinal não restava mais nenhuma dúvida quanto à sua espécie. Mas encontrar um gorila no planeta Soror não era a principal extravagância do episódio. Ela residia para mim no fato de aquele macaco estar corretamente vestido, como um homem dos nossos, e principalmente na desenvoltura com que usava suas roupas."    
                                                                                                                    Capitulo 9.

Em O Planeta dos Macacos, acompanhamos toda a jornada de Ulysse para compreender aquele planeta e principalmente sobreviver as atrocidades às quais os seres humanos são submetidos no planeta dominado pelos macacos. Ele fará de tudo para demonstrar de forma lógica que não é apenas mais um ser humano irracional como os outros, e que sua origem se encontra na Terra, um planeta distante e desconhecido para os macacos. Contudo, essa tarefa pode se mostrar mais difícil do que ele imagina. 

"Eu assistia a uma caçada – participava dela também, ai de mim! –, uma caçada fantástica em que os caçadores, postados a intervalos regulares, eram macacos, e a caça acuada, constituída por homens e mulheres como eu, homens e mulheres cujos cadáveres nus, esburacados, contorcidos em posições implausíveis, ensanguentavam o solo."
                                                                                                                              Capitulo 9.
Com um final chocante e reflexivo, a obra de Pierre Boulle é certamente um dos grandes nomes da literatura fantástica mundial, indispensável para admiradores do cosmos, sci-fi e uma boa aventura! Planejo reler com certeza! Recomendo muito! 


Sobre o autor


Escritor francês, Pierre Boulle nasceu a 19 de fevereiro de 1912, em Avignon. Estudou Engenharia Eletrotécnica na Escola Superior de Eletricidade de Paris e, depois de ter exercido a profissão em França, mudou-se para a Malásia, em 1938. Foi supervisor de uma plantação de borracha em Kuala Lumpur mas, com o deflagrar da Segunda Guerra Mundial, alistou-se no exército francês, na Indochina. Com a ocupação da França pelas tropas alemãs, juntou-se à Missão Livre francesa em Singapura. Serviu como agente secreto com o nome de Peter John Rule, auxiliando o movimento de resistência da China, da Birmânia e da Indochina. Em 1943 foi capturado pelos apoiantes do governo de Vichy nas margens do rio Mekong, e condenado a trabalhos forçados para o resto da vida. Com a ajuda das autoridades locais, conseguiu evadir-se em Saigão, servindo nas Tropas Especiais britânicas até ao fim da guerra. Antes de ter regressado a França e de se ter tornado escritor, prosseguiu os seus deveres na plantação malaia, tendo passado também algum tempo nos Camarões. Boulle tinha começado a escrever um diário no cativeiro e, em 1950, pôde publicar o seu primeiro romance, Joseph Conrad. Seguiu-se Le Pont De La Rivière Kwai (1952, A Ponte do Rio Kwai) e La Planète Des Singes (1963, O Planeta dos Macacos), ambos convertidos para cinema com enorme sucesso. Entre os seus últimos trabalhos contam-se La Baleine Des Malovines (1983), Le Professeur Mortimer (1988) e A Nous Deux Satan (1992). Pierre Boulle foi oficial da Legião de Honra, medalhado com a Cruz de Guerra e a Medalha da Resistência. Faleceu a 30 de janeiro de 1994, em Paris.

Fonte: Skoob.

Beijos e até o próximo post! 

19 comentários:

  1. Oi
    Eu nunca li o livro, mas vi o filme e é maravilhoso ☺
    Gostei da resenha 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Já assisti o filme que por sinal é muito bom, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Nem imaginava que o Planeta dos Macacos tinha em livro, mas acho que a história contada no livro é mais intensa. Mas gostei de saber um pouco mais da história que é surpreendente, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar na minha lista pra esse ano, gostei do post.

    ResponderExcluir
  4. Parece bem interessante gostei e vou procurar ler bjo

    ResponderExcluir
  5. Parece e deve ser ótimo, o filme é bem bacana e como dizem o livro é sempre melhor né
    haha
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um livro que nos faz pensar, uma excelente dica ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá lindona, o livro parece ser maravilhoso. O filme é ótimo mas, ler o livro nos faz entrar na história.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, como vai?
    Confesso que ainda nao conhecia esse livro, já tive a oportunidade de assistir um pouco do filme, mas confesso que nao sou muito fa de livros com esses temas. mas gostei bastante da sua resenha. Bem completa. beijos

    ResponderExcluir
  9. Confesso que eu não sabia que o filme era baseado em um livro. Assisti a versão de 2002, inclusive muito boa com um final surpreendente também. Algo que me marcou muito foi vê figuras de macacos bem humanizadas. Tem uma personagem que eu passei até achar sensual, a princesa. Me prova uma sensação estranha de asco e de contemplação. Resenha maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu já tinha visto falar do livro, mas confesso que não tinha muito interesse, pois já assisti a adaptação cinematográfica. Pela sua resenha eu pude perceber que a história que assisti no cinema é completamente diferente da história do livro (a não ser que a adaptação mais recente não seja do livro em si).
    Agora estou bem curiosa para ler o livro e conferir a obra de perto. Gostei de saber que o final é reflexivo e foi bem trabalhado. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Já havia assistido o filme, mas não sabia que tinha o livro. Se o filme já é bom imagino que o livro seja melhor ainda e com mais riqueza de detalhes.

    ResponderExcluir
  12. Oie flor tudo bem?
    Eu não sabia da existência desse livro e amei saber disso sua resenha esta incrível muito bem trabalhada e sem dúvidas está despertando o interesse em muito leitores que assim como eu iram procurar para ler, parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  13. Oie! De fato conhecia apenas dos cinemas e desconhecia o livro. Que bacana a Amazon disponibilizando livros gratuitamente né *-* essa história do Planeta dos Macacos me chama muito a atenção, e achei super incrível que a leitura é fluída. Eu as vezes acabo tendo um certo 'preconceito' feio com livros mais antigos, então vc com certeza já aguçou minha vontadezinha de ler :P vou procurar o livro. Eu já havia amado os filmes, agora ler o livro deve ser uma experiência incrível mesmo. obrigada pela resenha, muito boa <3

    ResponderExcluir
  14. Ciao, ciao!
    Adoro ficção científica. É um livro excelente, gostei muito porque tem aquele mix de aventura com ficção científica. Gostei muito da resenha e também pelo fato de você também falar sobre o autor.

    ResponderExcluir
  15. O Planeta dos Macacos é muito amor, tanto os filmes quanto o livro, tanto que filme novo da franquia tá chegando até. Realmente muitos desconhecem a existência do livro, uma pena já que o mesmo tem tantos detalhes que né, é de esperar dos livros em si. O bom é que as emoções do Ulysse são muito mais ampliadas, como o sufoco dele em ver que os humanos estão selvagens, me deu uma aflição bem gostosa acompanhar a leitura. Eu tenho um exemplar antigo, achei numa sebo e o peguei para mim mas é sempre bom ficar de olho na Amazon que inclusive estão com promoções nos fascículos da DarkSide. Hohoho. Amei a resenha e as citações escolhidas, mega sucesso para ti.

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Sou doido para ler esse livro. A história parece ser realmente fantástica. E olha que curioso, eu nem gosto muito de ficção científica, acredita? Nem nunca fui muito fã dos filmes. Mas por algum motivo o livro me atrai muito.
    Sem falar que essa edição da Allef é a coisa mais linda, que cuidado incrível.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  17. Essa edição da Aleph está realmente maravilhosa, estou louca para ler esse livro! Gostei muita sua resenha, só me deu mais vontade de ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. olá tudo bem?
    Não li o livro, mais parece ser muito bom, tipo aqueles livros que te prendem a atenção. Parabéns pela resenha, esta muito bem escrita
    beijos, blog encrespa

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei muito, beijos.

    ResponderExcluir