1 de junho de 2019

[Série] A Frequencia Kirlian





みなさん、こんにちは!
Mina-san, konnichiwa!

Hey pessoas! Estou de volta dessa vez trazendo a primeira postagem sobre séries do Nebulosa! Aposto que poucos de vocês viram essa pequena série argentina que inicialmente foi criada como uma web animação disponível no Youtube e no Vimeo. A Frequencia Kirlian atualmente é exibida exclusivamente na Netflix e sua entrada no catálogo foi feita sem muito alarde, por isso, cá estou eu trazendo essa pérola pra vocês! Vamos ao post? 




A Frequência Kirlian





Sinopse

O solitário locutório de uma rádio de Kirlian - uma pequena cidade perdida em algum lugar da Argentina - apresenta as historias mais estranhas e assustadoras.Sempre a meia noite.
  

Título: La Frecuencia Kirlian
Episódios: 5
Ano: 2017 (na web) - 2019 (Netflix)
Gênero: Terror
Disponível em: Netflix
Avaliação:      


Trailer



"A Noite Toda, Todas as Noites..."


A Frequência Kirlian, escrita e dirigida por Cristian Ponce, é a nova animação de terror da Netflix criada basicamente de forma independente em 2017 e que permaneceu como uma web animação até estrear em 2019 exclusivamente como parte do catálogo Netflix. Antes de estrarmos na trama especificamente, vale ressaltar uma pequena curiosidade que envolve a série. 
O nome Kirlian é uma clara referencia ao fenômeno de bioeletrografia, descoberto por Semyon Kirlian em 1939. A fotografia Kirlian, como também é conhecida, faz com que seja capturado por imagem uma espécie de energia em volta dos corpos. Há quem interprete esse fenômeno pelo ponto de vista cientifico, ou seja, é uma fotografia que capta a ionização de gases que saem dos poros presentes nos corpos. E aqueles que preferem acreditar que a fotografia capta a imagem na nossa "aura" e que inclusive pode revelar varias coisas sobre nós mesmos. 
Exemplo de fotografia Kirlian
O que mais me chamou atenção nesta série foi justamente a animação em si, que foi totalmente inspirada nos aspectos escuros e cheios de contraste das fotografias Kirlian, daí o nome da cidade fictícia criada para ser a grande protagonista da série. Essa estética da animação é que nos conquista logo de cara e cria o ambiente perfeito de mistério que ronda a estranha cidade de Kirlian, um lugar que todos conhecem, mas ninguém sabe onde fica ou como chegar lá. A cidade, que é a protagonista da série, é repleta de mistérios e a cada episódio nos deparamos com uma pequena história de terror que ilustra apenas mais uma noite cotidiana na cidade. 
Todos os episódios são baseados em gravações da rádio 96.6 que foram encontradas e agora estão aos poucos sendo reveladas, conforme os episódios vão sendo exibidos. A história gira em torno destes programas gravados na rádio, todos narrados pelo misterioso locutor que conta todos os estranhos eventos que acontecem na cidade. 
O Locutor da rádio 96.6, personagem sempre presente na história. 
A figura do locutor está presente em todos os episódios e acabamos por sentir um interesse maior por este personagem. Ele parece conhecer todos os segredos da cidade e conforme vamos assistindo percebemos que ele parece ter um papel importante como cidadão e que Kirlian é repleta de criaturas que jamais deixam o local. Este aspecto concorda com o ódio dos cidadãos de Kirlian com relação aos estrangeiros que acabam visitando a cidade acidentalmente visto que ninguém sabe onde está Kirlian exatamente. 
O locutor da rádio é aquele personagem que buscamos entender sua motivação e descobrir seus pensamentos para entender suas ações, mas ele é o mais misterioso de todos, até mesmo do que a própria cidade, o que muitas vezes nos faz pensar, afinal, ele é bom ou ruim? 
Cada episódio da série tem duração de até dez minutos e a primeira temporada completa não possui sequer uma hora de duração (uma pena!).  Todas as histórias contadas possuem um teor sobrenatural e pra quem gosta de seres fantásticos, como lobisomens, bruxas e todo esse universo sombrio e fantasmagórico, a Frequencia Kirlian é super recomendada! A história claramente se inspira em grandes mestres dos contos e do terror como Lovecraft e Stephen King (que é até citado em um dos episódios). 
A série utiliza uma animação simplista, inspirada nas fotografias Kirlian.
Vale ressaltar aqui também a trilha sonora da animação que modéstia parte é fantástica! Possui aquela sonoridade da década de 80, o que conversa totalmente com a proposta, visto que as histórias se passam naquela década. 
Mas a questão que não quer calar... O que aconteceu com a cidade de Kirlian? Porque o que estamos assistindo são gravações da década de 80?
Este é o mistério principal da série, mas ele permanece meio que em segundo plano, já que o foco maior é justamente o programa e o cotidiano da cidade repleta de criaturas mitológicas. Em alguns momentos temos a impressão que a figura do locutor sabe todas as coisas, inclusive sobre o futuro misterioso que a pequena cidadezinha de Kirlian teve no dia 30 de abril de 1987. 
Bom, não vou me estender mais. Deixo o convite para vocês se aventurarem nessas pequenas, mas envolventes histórias dessa cidade em que nada é o que parece de fato. Sintonize a rádio e se deixe levar pelo locutor nas histórias mais sombrias da cidade perdida Kirlian. 
Até breve! Beijos pessoal!

4 comentários:

  1. Adorei, não tinha visto ou lido ainda nada sobre essa série! A premissa parece muito legal, ainda mais com o toque de terror suspense e a ambientação nos anos 80. Me interessei muito, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana! Que bom que gostou! Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. Oi Bi!
    Eu achei incrível esse traço D: Não conhecia mas com certeza já vou adicionar a lista. Tanto a forma de contar a história, quanto a historia em si, me agradaram.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David! Bem vindo :)

      Sim, o traço é fantástico! Eu adoro essas animações que fogem do tradicional <3 Que bom que gostou!

      Beijos

      Excluir