Hey pessoas! Finalmente mais uma resenha pra vocês! Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora pra postar essa resenha, mas é que o livro é realmente gigante e eu li em e-book, e como não estou adaptada a esse tipo de leitura demorei cerca de 20 dias pra terminar! Finalmente venci as 1100 páginas e agora vou contar um pouquinho do que essa leitura foi pra mim! Vamos ao post?
Sinopse
Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
ISBN-13: 9788560280940
ISBN-10: 8560280944
Ano: 2014
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1103
Autor: Stephen King
A resenha que trago a vocês hoje é do livro IT - A Coisa, do fabuloso escritor Stephen King. Este livro é um dos mais populares do autor e já possui uma adaptação para o cinema. Lembrando que em Setembro o remake do filme estreia nos cinemas e está prometendo ser um filme incrível! Mas voltemos ao livro.
A história se passa na misteriosa e pacata cidade de Derry, no Maine. A Cidade possui toda uma aura misteriosa, que envolvem desde suas construções até as pessoas que vivem na cidade. Derry sempre foi castigada pelas fortes chuvas e é durante essas perigosas tempestades que o pequeno George sai para brincar com seu barco. Nesse primeiro capítulo, a Coisa (um ser sobrenatural que pode assumir diversas formas) faz sua primeira aparição.
George piscou e olhou de novo. Ele mal conseguia acreditar no que via; era como algo saído de uma história inventada, ou um filme em que você sabe que os animais vão falar e dançar. Se ele fosse dez anos mais velho, não teria acreditado no que estava vendo, mas não tinha 16 anos. Tinha seis. Havia um palhaço no bueiro.
A história no entanto, gira em torno de Bill, Richie, Ben, Stan, Eddie, Mike e Beverly. O ano é 1958. Todos eles possuem algo que os fazem ser oprimidos por um garoto chamado Henry Bowers. Desde o início da história percebemos que o bullying é um dos assuntos cruciais e que se torna o principal fator para a união dessas crianças, que possuem os mesmo anseios apesar de cada um sofrer de um preconceito diferente. Oprimidos e perseguidos pelos garotos mais velhos da escola, eles se unem e criam o Clube dos Otários.
Em meio à essas situações de violência e problemas pessoais aos quais são submetidos, eles precisam ainda tomar cuidado com outro perigo: há diversos assassinatos acontecendo em Derry. Assassinatos de crianças. Com o início das férias, eles se vêem novamente ameaçados. Curiosamente, cada um deles é vítima de eventos inexplicáveis e assustadores envolvendo diferentes criaturas, o que os levam a crer que o que quer que esteja matando as crianças não é humano. É uma Coisa.
Bill, Richie, Ben, Mike, Beverly, Stan e Eddie se unem e juntos superam o medo da Coisa e as adversidades da infância conseguindo enfim, vencer a batalha contra o palhaço Pennywise (a forma favorita da Coisa) no verão de 1958. Eles juram logo depois unirem-se novamente caso a Coisa retorne para destruí-la de uma vez por todas.
Em 1985, há um chamado. Um chamado de Mike.
A Coisa estava de volta.
Os assassinatos recomeçaram. Os velhos amigos, agora adultos, retornam para a sombria Derry depois de quase 30 anos com um único objetivo: cumprir o juramento. Precisavam matar a Coisa.
Naquele breve momento, pareceu que nenhum deles tinha crescido, que seus amigos tinham feito um ato de Peter Pan e ainda eram todos crianças.
O livro intercala capítulos entre os anos de 1958 e 1985, mostrando a trajetória dos personagens enquanto crianças e depois como adultos. Nos é apresentado de forma inteligente como as decisões das crianças repercutiram e moldaram os adultos ao qual se tornaram. Essa forma com que o autor intercalou os capítulos me agradou bastante!
It aborda temas pesados e pouco discutidos, principalmente na época em que se passa a história. Há demonstração de preconceito contra negros, gordos, gays e até violência contra mulher. Também tem violência de pai contra filho, crimes brutais contra humanos e animais, entre outros, além é claro do bullying.
Quanto mais eu lia, percebi com certo assombro que não era a Coisa que me dava medo, era o próprio ser humano. Acredito que essa foi a premissa que Stephen King quis passar com It.
A maldade humana é quase tão infinita quanto a Coisa de fato.
Há momentos em que somos induzidos a sofrer com as crianças, da mesma forma em que, em certas partes da leitura, nos lembramos das alegrias e medos de nossa própria infância. Todos nós um dia tivemos medo de algo. Da nossa Coisa. Essa mensagem foi o que eu mais gostei e ao mesmo tempo foi o que mais me assombrou em It. Nem preciso dizer o quanto recomendo a leitura!
Pra não ficar somente em elogios, apesar do livro ter sido espetacular, gostaria de ressaltar que eu não gostei de uma cena do livro. Achei excessivamente forte e praticamente desnecessária. Quem leu provavelmente sabe a qual cena me refiro. Mas não vou dar spoilers. Leiam e descubram hahaha
O Autor
Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC's horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.
De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada "King's Garbage Truck" para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como "The Mangler" e o romance "Roadwork" (como Richard Bachman).
Fonte: Skoob.
----------------- *-*-*-*-------------------
É isso pessoal! Espero que a espera tenha valido a pena!
Um beijos pra vocês!
Até a próxima postagem!
Olha eu tenho que falar que pela capa não iria ler porque sei lá isso parece um palhaço alguma coisa assim muito sinistro então eu não iria ler mas pela história pelo enredo sem dúvidas eu iria ler só a capa que me deu as um pouquinho de medo mas a minha história sem dúvidas ou adicionar a minha lista de futuras leituras
ResponderExcluirOi Gabiss! Não se preocupe com a capa, o livro em si não é tão aterrorizante! Fique tranquila ;) Beijos
ExcluirStephen King é um escritor sensacional, e o livro também, pra quem gosta do trabalho do escritor vale a pena ler esse livro já que ele é bem gigante. Gostei da capa é um pouco assustador deixa o leitor um pouco com medo, o livro é bastante envolvente pelo terror, pra quem curte esse gênero vai adorar ler não importa se a história venha cansar, bjs.
ResponderExcluirOi Lucimar! O Stephen King é realmente incrível! A capa é o primeiro contato que temos com o livro e essa capa de It causa uma forte primeira impressão, mas a leitura é recompensadora! Beijos
ExcluirAcho It - A Coisa o melhor livro de King. Ele é um livro enorme, mas a história é tão alucinante que tu lê e nem percebe o quanto leu!.
ResponderExcluirFoi bacana você ressaltar o medo que a gente tem "a nossa coisa". Porque querendo ou não todos nós temos um medo e uma coisinha dentro da gente inexplicavel.
Oi Helana! Concordo com você, eu li e nem percebi que já estava no final! Sim, todos nós temos aquele medo inexplicável, e o autor deixa isso bem claro em It! Obrigado pela visita, beijos.
ExcluirQuando olhei pela capa achei assustadora e já pensei: não vou gostar! Mas parece que o livro é super interessante e envolvente. Não sei se vou gostar realmente por ter assuntos pesados mas vou tentar, né? Já que além de você o pessoal também falou que vale a pena ;)
ResponderExcluirOi Marilia, de fato It trata de temas bem pesados e é recheado de cenas fortes, mas também ressalta valores como promessas, amor e acima de tudo a amizade, então, vale a pena sim :) Beijos
ExcluirUau, eu não sabia que tinha o livro, só sabia da existência do filme! Confesso que fiquei com medo ao ver a foto do autor do livro, é assustador kkk
ResponderExcluirNão fique com medo haha o livro tem umas pinceladas de terror, mas não é só isso :) a leitura é ótima! Beijos
ExcluirAh eu sou louca pra ler qualquer coisa desse homem, eu amo histórias tenebrosas e tenho certeza que eu virarei fã incondicional desse ser incrível! Esse livro é enorme né? Aaah quero muito, sua resenha me deixou muito animada ♥️
ResponderExcluirMEMÓRIAS DE UMA LEITORA
Oi Suzane! Sim, o livro é enorme hahaha mas vale muito a pena, eu que li em ebook consegui ler sem problemas! Esse é um grande trabalho do Stephen King, com certeza você vai gostar! Obrigado pela visita!
ExcluirBeijos
Preciso confessar que o remake promete ser incrível mesmo e eu estou suuuuper ansiosa para assisti-lo, muito curiosa para ver como tudo ficará! Nunca li o livro, porém desde o começo já me interessei pelo fato de envolver bullying e ver como esses garotos se uniam. Due interessante! Perceber que a Coisa era um pequeno problema perto de todos os outros pelo qual nossa sociedade podre passava e infelizmente passa até hoje, pois muitos dos preconceitos, violências e problemas passados ocorrem até hoje. Isso é lamentável. O livro, tanto pelo lado humano, quanto pela coisa parecem aterrorizantes! Esse post me deu coragem para ler, pois eu morria de medo hahaha agora fiquei tão curiosa sobre todos os aspectos que permeiam o livro que me vejo obrigada a ir atrás dele! Obrigada
ResponderExcluirOi Daiana, fico muito feliz que minha resenha tenha te deixado curiosa! Eu também acho que esse remake vai ser incrível! Estou mega ansiosa! It trata de temas bem pesados sim, mas tem lá o lado bom das pessoas também ;) Beijos e obrigado pela visita e pelo comentário <3
ExcluirO livro parece ser bom e o seu post me encheu de curiosidade para ler parabens
ResponderExcluirQue bom que gostou! Beijos
ExcluirAdoro Stephen King é o mestre do suspense.... Já ouvi falar deste livro mas nunca tive a oportunidade de ler. Ótima resenha! Abraços.
ResponderExcluirOi Cíntia! Quando tiver a oportunidade ler espero que aprecie a leitura também! Beijos
ExcluirTodas as vezes em que eu vi esse livro a primeira coisa que eu pensei foi "Que livro enorme, deve ser extremamente arrastado e chato", mas lendo a sua resenha agora, MEU DEUS EU PRECISO DESSE LIVRO PARA ONTEM. Parece ser realmente uma história maravilhosa e com várias críticas sociais.
ResponderExcluirAmei a resenha, real oficial.
Beijão
http://www.mundoinvertido.com/
Oi Gustavo! Eu também pensava que a leitura seria extremamente arrastada, mas não é bem assim, pelo menos pra mim foi super fluida! Fico muito feliz que tenha gostado! Muito obrigado pela visita! Beijos
ExcluirOlá lindona, amei saber que leu em um e-book e achei que leu rápido. Já tentei ler diversas vezes em e books e demorei demais, por fim tive que imprimir as páginas, pois o que eu gosto é de deitar na minha cama e ler.
ResponderExcluirAmei a sua resenha e quero poder ler em breve, mas.. num livro de papel mesmo hahahha
Beijocas.
Oi Vanessa! A leitura em livro físico deve ser mais agradável mesmo hahaha mas como ainda não comprei meu livro e estava super ansiosa decidi ler em ebook mesmo hahaha espero que leia o livro e goste também! Beijos
ExcluirAHHHH, eu simplesmente adorei sua postagem. Sou muito fã das obras do autor Stephen King, me apaixonei por sua forma rica e detalhista de escrita. Minha primeira leitura de King foi o livro Escuridão Total Sem Estrelas, simplesmente maravilho. It é um dos livros que estão na minha extensa lista de leituras para esse ano, todavia, a faculdade me impede de realizar hahahaha Parabéns por seu blog, adorei sua resenha sobre o livro.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Oi Edenildo! Eu nunca li Escuridão Total Sem Estrelas, mas já ouvi falar que é muito bom! Fico feliz que tenha gostado da postagem! Espero que consiga arranjar um tempinho pra essa leitura extensa, porém recompensadora! Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Beijos
ExcluirOi Bianca!
ResponderExcluirKing sempre tem uma mensagem por trás do seu terror,por isso e por tantas outras coisas o cara é um gênio!
Tô lendo It beeeeeem devagar,mas tá indo kkkkkkkk
Todo mundo que leu fala da tal cena que foi desnecessária e pesada,ainda não cheguei lá,mas vamos ver.
Ótima resenha!
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Oi Cláudio! Sim, eu concordo. Já li alguns livros do Stephen King e sempre tem aquela mensagem para o leitor. Leia devagar mesmo, assim você aproveita mais essa leitura! Quando chegar nessa cena, me diga o que achou!
ExcluirObrigado!
Beijos
Oi Bianca, tudo bem?
ResponderExcluirSou louca para ler alguma coisa do mestre Stephen King. Mesmo tendo alguns de seus livros na minha estante, ainda não me aventurei na leitura. Confesso que tenho muito medo dos livros dele que são voltados ao terror, sempre acho que não serei forte o suficiente e acabarei passando mal. Vi o trailler do filme que vai ser çançado que é baseado nesta obra e confesso que morri de medo. Adorei saber do que a obra se trata. Me deixou curiosa!
Beijos!
Oi Alice! Olha, eu pensava a mês coisa antes de conhecer o trabalho dele, mas acredite, apesar de tratar quase sempre de assuntos fortes, a narrativa não tenta traumatizar o leitor. Quando ler, acredito que vai ficar mais encantada com a história, do que com medo dela! Beijos ^^
ExcluirOi
ResponderExcluirparece ser uma leitura interessante, mas confesso que não tenho coragem de ler. Pois só pelo palhaço assustador já dá até medo.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi Denise! Eu entendo, mas não se preocupe com isso, o palhaço apesar de assustador não é, pelo menos pra mim, o fator aterrorizante da obra. Beijos!
ExcluirOi
ResponderExcluirPrimeiramente,A capa do livro é ótima e o livro parece ser bem interessante porém não é meu tipo de livro que eu iria arrumar mas tenho que admitir que a história não é ruim e da certo medinho olhar na capa kkkkkkkk
Oi Alzinete! Muita gente fala que tem medo da capa hahaha eu mesmo tinha antes de ler, mas a história é bem mais do que o palhaço em si, a história certamente vai te envolver! Beijos
ExcluirEles precisam juntar forças novamente, pois é muito forte, pois ele deve cumprir a promessa selada com o sangue que fizeram quando crianças. É fascinante ver como as coisas se conectam na cabeça de King.Eu amei a resenha ... Fabuloso!
ResponderExcluirA narrativa dele é de fato incrível, It com certeza foi um dos trabalhos mais bem desenvolvidos pelo Stephen King! Que bom que gostou! Beijos
ExcluirEstou louca para começar a ler esse livro, mas ainda estou tomando coragem para poder ler. Nunca li nada do King e não sei por onde começar, exatamente.
ResponderExcluirEu sei que é difícil arranjar coragem para as 1100 páginas dessa obra prima, mas tenho certeza que escolheu o livro certo pra conhecer o trabalho do Stephen King! Beijos
ExcluirEu gostaria muito de ler antes de ver o filme, mas é um livro tão grande O.O
ResponderExcluirLegal essa forma de intercalar acontecimentos da infância dos protagonistas com a sua fase adulta, deve ser bem interessante observar como cada um deles foi "Moldado" pelos acontecimentos do passado!
Me deixou com mais vontade de ler...
:)
Beijos!
Colorindo Nuvens
Oi Dai! Eu também queria ler antes de ver o filme, por isso juntei muita coragem pra vencer as 1100 páginas hahaha
ExcluirFico muito feliz que tenha te interessado! É uma ótima leitura! Beijos e obrigado pela visita ♡
Olá!
ResponderExcluirEu sou muito curiosa com os livros do King. Li apenas um livro de terror na minha vida e sei que ele é uma mega referência no gênero.
Um dos livros que quero ler é It A Coisa, e pretendo ler antes do lançamento do filme.
Parabéns pela resenha e pelo blog. Seguindo <3
Beijão
Leitora Cretina
Oi Mônica! Com certeza, It além de ser referência ao gênero também é um dos trabalhos mais populares do King! Tenho certeza que vai gostar! Beijos
Excluir