9 de abril de 2017

#1 - Você conhece...Wagakki Band?


こんにちは!
Konnichiwa!

Olá pessoas!

Hoje trouxe aqui para o blog o primeiro post sobre música e cultura japonesa. No quadro "Você conhece..?"  eu vou apresentar algum artista musical que venho escutando ultimamente, ou seja, não serão apenas japoneses, ok? A banda que marca o início desse novo quadro é bem peculiar. Wagakki Band mescla elementos da música tradicional japonesa com o estilo moderno e ocidental do rock! Eles vem conquistando cada vez mais espaço no cenário musical japonês e há quem diga que estarão na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020! Vamos conhecer mais sobre eles?



Wagakki Band

Wagakki Band (和楽器バンド, em japonês) é uma banda japonesa composta por 8 integrantes que foi fundada em 2013 pela gravadora Avex Trax. Inicialmente era chamada de "Suzuhana Yuko with Wagakki Band" por conta da presença da cantora Yuko. Contudo, o nome logo foi alterado para "Wagakki Band".

Wagakki é a forma como é chamado o grupo de instrumentos musicais tradicionais do Japão. Esses instrumentos sempre fizeram parte da cultura do país, entretanto seu uso vem diminuindo conforme ocorre a ocidentalização do Japão, que tem aderido mais ao estilo ocidental em sua cultura musical. Partindo dessa perspectiva, a banda mesclou o famoso rock ocidental com os elementos musicais mais tradicionais da cultura de seu país, originando um grupo único e poderoso no cenário musical japonês.



Integrantes

Yuko Suzuhana

A Yuko é uma vocalista que utiliza a técnica do shigin (antigos poemas cantados japoneses) em suas performances. É uma técnica de canto que exige muito esforço e é bem apreciada na cultura do Japão. A voz da Yuko foi uma das coisas que mais me impressionaram com relação a banda. Ela é muito talentosa!

Michiya

Guitarrista da banda e segundo vocal.


  
Daisuke

Daisuke toca Shakuhachi, uma flauta bastante conhecida por estar presente em músicas orientais. Foi originalmente levada à cultura japonesa pela China. 


Asa (baixista)

Baixista oficial da banda.


Kiyoshi Ibikuro

Kiyoshi toca Koto, um instrumento de cordas dedilhadas que se assemelha a uma cítara longa. 


Wasabi

Baterista oficial da banda.

Beni Ninagawa

A Beni toca um Shamisen, um instrumento japonês muito similar há um banjo, sendo que possui três cordas.


Kurona

Kurona é responsável por tocar vários tipos de tambores japoneses, chamados de wadaiko, sendo que esses tambores são usados nas apresentações de taikô,


Sucessos de Wagakki Band

Mesmo as pessoas que não gostam de música japonesa, seja ela de pop ou rock, recomendo que escutem o som da banda. A mescla de música tradicional com o estilo moderno é poderosíssima e o resultado dessa 'mistura' vai surpreender!

Eu escolhi uma performance deles que me surpreendeu bastante! Olha só como o show está lotado!



O vídeo a seguir é o mais popular da banda no Youtube. É um vídeo clipe e foi o primeiro contato que eu tive com a banda.



Não gosta de rock? Prefere só o estilo tradicional? 

Então confira uma das músicas mais relaxantes de Wagakki Band. Eles também possuem algumas versões acústicas de seus maiores sucessos. 

*-*-*-*-*-*-*-*

Espero que apreciem o trabalho da banda! Eu sou apaixonada por música tradicional japonesa (e pela chinesa também), e ver uma banda usando esse estilo mesclado ao rock mais ocidental me conquistou! Quanto a participação da banda na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, parece que ainda são apenas boatos, mas quem sabe esse diferencial não faça de Wagakki Band uma das bandas que mostrarão ao mundo a cultura musical japonesa, não é mesmo? 

Por enquanto, vamos aguardar ( e torcer!).

Espero que tenham gostado! 


18 comentários:

  1. QUE legal!! eu não conhecia. Mas gostei

    ResponderExcluir
  2. Primeira banda de rock oriental que conheço, amo rock mas não sei se iria gostar de uma banda japonesa kkk..

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinhavusti eles mas achei muito interessante os vídeos e esse estilo diferente e alternativo , vou procurar mais coisas para conhecer

    ResponderExcluir
  4. não conhecia a banda! achei maravilhoso o fato de mesclar musicos dos dois sexos, isso me chama mto atenção. e o estilo musical tb! achei bem bacana e torço mto por eles nas olimpiadas

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia. Adoro que se foque em artistas japoneses, não é costume serem muito falados onde vivo. Parabéns! Vou procurar conhecer mais!

    ResponderExcluir
  6. Da cultura japonesa gosto mesmo da decoração, mas a música ainda não me tocou de forma a querer ouvir, mas tenho em casa um filho que ama tudo do Japão inclusive bandas, vou repassar a ele, tenho certeza de que vai gostar!
    E depois dizem que paraíso não existe ...
    Que lugar fantástico é esse?
    Eu amei, é lindo demais, tudo, quarto, prais enfim ... amei as dicas, se um dia eu puder com certeza vou visitar!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  7. Isso é novo e bem da cultura japonesa utilizar roupas diferentes exótico

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a banda, realmente é muito boa, minhas filhas amaram.

    ResponderExcluir
  9. Adoro qualquer coisa relacionada a cultura japonesa e não conhecia a banda.
    vou seguir sua dica e escutar algumas músicas deles, provavelmente vou adorar.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Eu não curto a cultura japonesa :/ os filmes, as músicas... sei lá, não me atrai. Mas tenho uma cunhada que ama tudo isso, então vou mandar esse post pra ela <3

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, o único grupo que conheço e bem pouco é o Girls Generation, mas muito bom saber, vou ver mais sobre ^^
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa banda, mesmo que eu conheça muuuitas bandas japonesas; Sou mais fã de J-Rock.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a banda, mesmo que eu conheça muuuitas bandas japonesa. Sou muito fã de J-Rock! <3

    ResponderExcluir
  14. Olha, particularmente não curto muito esse estilo de musica, mas achei as vozes muito boas!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls (PARTICIPE DO SORTEIO DE PINCÉIS!)

    ResponderExcluir
  15. Estou conhecendo agora, mas não sei se é a mesma banda, minha sobrinha tem o costume de ouvir bandas também de países asiáticos, de qualquer forma foi bom conhecer e achei interessante

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Sem duvida uma das melhores bandas que tive o prazer de conhecer esse ano.

    ResponderExcluir
  17. Essa banda é incrível eu amo demais a Yuko a voz dela é encantadora demais Shamisen da beni e som muito lindo.

    ResponderExcluir